terça-feira, 29 de março de 2016

Plantas no outono, quais e como cuidar

Deixe um comentário!
Decorar os ambientes com plantas e flores sempre é uma boa pedida para a harmonia e saúde do ambiente. No dia 20 de março iniciamos o outono de 2016, uma estação onde as folhas caem e os dias se tornam mais frios e acinzentados. Para contrabalancear isso, nada melhor que plantas coloridas e vivas para dar um contraste. No Brasil, o fenômeno das folhas que caem no chão durante o outono só pode ser observado em algumas cidades, mais na região sul, e na região norte algumas espécies floreiam, como o gerânio e acácia-mimosa.
O outono é época de flores também para as seguintes plantas: flor da fortuna, orquídea catleia, antúrio, camélia, cosmos amarelos, pata-de-vaca, bela-emília, as dálias e jasmim azul. E ainda, árvores como castanha-de-macaco e quaresmeira.



Azaléias, begônias, bico de papagaio, camélias, dracena, flor de maio, ipoméia, orquídea, quaresmeira, sálvia, copo-de-leite, e outras são ótimas pedidas! O outono é a estação em que temos que preparar as plantas para a chegada do inverno, onde entraram no estado de “dormência” e seu metabolismo fica reduzido. Nessa época é preciso atenção com a poda, adubação e irrigação para não sobrecarregar a terra com nutrientes e água, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo matando a planta.

Camélia: Bem resistentes às temperaturas amenas, pode ser cultivada em solo ácido e rico em nutrientes. O vaso deve ficar em locais com meia-sombra e receber regas diárias.

O outono é propício para plantar árvores, arbustos, bolbos e alguns tipos de perenes. Igualmente resistentes ao frio são os amor-perfeitos e as couves frisadas, por isso, pode praticar este tipo de jardinagem durante o Outono e o Inverno. Os tomates e grande parte das flores anuais detestam o frio, por isso, só mesmo quando a temperatura aquecer! Se lhe apetecer sujar as mãos em meados da Primavera ou do Outono, pode plantar flores perenes.
A poda é um recurso que deve ser mais explorado durante o outono, pois a retirada dos galhos e folhas em excesso facilita a penetração dos raios solares, essenciais para armazenar energia durante o período da dormência. Esta fase de queda das folhas, é um processo que ocorre antes da florescência, a limpeza é fundamental, pois as folhas velhas ou doentes devem ser retirada para que a energia da planta seja levada para as folhas mais jovens, a planta consegue elevar seu potencial de armazenamento, para quando necessário utilizar suas reservas.

Bico-de-papagaio: também conhecida como poinsettia, suas folhas vermelhas se destacam nesta estação. Para desenvolver, a planta necessita de luminosidade natural, solos bem drenados e regas moderadas.

Azaleia: a planta se desenvolve melhor no outono. Para florescer uma vez ao ano, ela precisa ser regada duas vezes por semana e ser exposta ao sol duas horas ao dia.

Podas drásticas não são convenientes no inverno, pois afetam o desenvolvimento e armazenamento de energia. Mas limpezas simples são muito bem-vindas, pois diminuem o risco de doenças e desenvolvimento de fungos que se desenvolvem e proliferam, afetando a saúde das plantas. Basicamente, é preciso um rastelo para retirar folhas, pás e tesoura de poda, as tesouras devem estar esterilizadas para não correr risco de doenças, assim como a tesoura, outros materiais devem ser limpos.

Begônia: Vermelha, amarela, laranja ou rosa, pode florescer mais de uma vez ao ano. No outono, especialmente, precisa de solos drenados, luz direta e rega a cada quatro dias.

O calanchoê tem um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes.

0 comentários :

Postar um comentário