terça-feira, 29 de março de 2016

Plantas no outono, quais e como cuidar

Deixe um comentário!
Decorar os ambientes com plantas e flores sempre é uma boa pedida para a harmonia e saúde do ambiente. No dia 20 de março iniciamos o outono de 2016, uma estação onde as folhas caem e os dias se tornam mais frios e acinzentados. Para contrabalancear isso, nada melhor que plantas coloridas e vivas para dar um contraste. No Brasil, o fenômeno das folhas que caem no chão durante o outono só pode ser observado em algumas cidades, mais na região sul, e na região norte algumas espécies floreiam, como o gerânio e acácia-mimosa.
O outono é época de flores também para as seguintes plantas: flor da fortuna, orquídea catleia, antúrio, camélia, cosmos amarelos, pata-de-vaca, bela-emília, as dálias e jasmim azul. E ainda, árvores como castanha-de-macaco e quaresmeira.



Azaléias, begônias, bico de papagaio, camélias, dracena, flor de maio, ipoméia, orquídea, quaresmeira, sálvia, copo-de-leite, e outras são ótimas pedidas! O outono é a estação em que temos que preparar as plantas para a chegada do inverno, onde entraram no estado de “dormência” e seu metabolismo fica reduzido. Nessa época é preciso atenção com a poda, adubação e irrigação para não sobrecarregar a terra com nutrientes e água, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo matando a planta.

Camélia: Bem resistentes às temperaturas amenas, pode ser cultivada em solo ácido e rico em nutrientes. O vaso deve ficar em locais com meia-sombra e receber regas diárias.

O outono é propício para plantar árvores, arbustos, bolbos e alguns tipos de perenes. Igualmente resistentes ao frio são os amor-perfeitos e as couves frisadas, por isso, pode praticar este tipo de jardinagem durante o Outono e o Inverno. Os tomates e grande parte das flores anuais detestam o frio, por isso, só mesmo quando a temperatura aquecer! Se lhe apetecer sujar as mãos em meados da Primavera ou do Outono, pode plantar flores perenes.
A poda é um recurso que deve ser mais explorado durante o outono, pois a retirada dos galhos e folhas em excesso facilita a penetração dos raios solares, essenciais para armazenar energia durante o período da dormência. Esta fase de queda das folhas, é um processo que ocorre antes da florescência, a limpeza é fundamental, pois as folhas velhas ou doentes devem ser retirada para que a energia da planta seja levada para as folhas mais jovens, a planta consegue elevar seu potencial de armazenamento, para quando necessário utilizar suas reservas.

Bico-de-papagaio: também conhecida como poinsettia, suas folhas vermelhas se destacam nesta estação. Para desenvolver, a planta necessita de luminosidade natural, solos bem drenados e regas moderadas.

Azaleia: a planta se desenvolve melhor no outono. Para florescer uma vez ao ano, ela precisa ser regada duas vezes por semana e ser exposta ao sol duas horas ao dia.

Podas drásticas não são convenientes no inverno, pois afetam o desenvolvimento e armazenamento de energia. Mas limpezas simples são muito bem-vindas, pois diminuem o risco de doenças e desenvolvimento de fungos que se desenvolvem e proliferam, afetando a saúde das plantas. Basicamente, é preciso um rastelo para retirar folhas, pás e tesoura de poda, as tesouras devem estar esterilizadas para não correr risco de doenças, assim como a tesoura, outros materiais devem ser limpos.

Begônia: Vermelha, amarela, laranja ou rosa, pode florescer mais de uma vez ao ano. No outono, especialmente, precisa de solos drenados, luz direta e rega a cada quatro dias.

O calanchoê tem um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes.

Leia mais

sexta-feira, 11 de março de 2016

O condomínio mais incrível do mundo

Deixe um comentário!
Se você é apaixonado por arquitetura como eu, vai amar o projeto deste condomínio, o grande vencedor do WAF  (World Architecture Festival) 2015, um dos mais importantes prêmios da arquitetura mundial.
Erguido em Singapura e finalizado em 2013, o prédio é um complexo residencial de 170.000 metros quadrados e que é composto por 31 blocos de apartamentos entrelaçados em torno de oito praças.
Um projeto residencial feito pela OMA / Ole Scheeren, com o ambicioso objetivo de dar vida a uma espécie de comunidade, que se caracteriza por ser formada por um conjunto de espaços privados e outros compartilhados, integrados com ambientes naturais. Uma arquitetura inovadora, com a qual se busca interpretar em modo moderno, os estilos de vida contemporâneos e evitar o isolamento comum em condomínios normais.
Os prédios são dispostos de forma hexagonal, possuem seis andares cada e contêm 31 apartamentos no total. Isso ajuda a criar não só um impacto visual, mas uma maneira de integrar os edifícios, sobrando espaço para pátios amplos e corredores espaçosos. Belos jardins também se espalham entre as áreas externas do conjunto de prédios, transformando o ambiente em um local aconchegante e acolhedor.

O luxuoso edifício de Cingapura foi construído pensando na sustentabilidade, através de uma atenta análise do território e das condições climáticas e com técnicas diretas para tutela e respeito do ambiente e com a adoção de sistemas inovadores que favorecem a economia energética.  The Interlace é uma realidade urbana, que pensa no futuro, que oferece aos seus moradores a possibilidade de viver em espaços confortáveis e tranquilos, longe do caos da cidade, mas sem renunciar ao prazer de estar com outras pessoas.
Os moradores também podem desfrutar de salões de jogos, piscinas, karaokê, academia, sala de leitura, SPAs e restaurantes. As diferentes atividades e a ótima atmosfera criada pelos espaços verdes encorajam a interação entre os moradores, contribuindo para melhorar a vida em comunidade.



Leia mais

sábado, 5 de março de 2016

Como transformar um espaço pequeno em home office

Deixe um comentário!
Tem tornado-se cada vez mais comum o trabalho "home office", ou seja, escritório em casa. Muitos têm deixado seus escritórios e reservado um cantinho em casa para trabalhar, como no caso de pessoas que trabalham com mídias virtuais. Outros praticam esse hábito só de vez em quando, quando há algum trabalho extra. Em ambos os casos, é muito melhor ter um canto favorável para a mente pensar, se focar, com tudo que você precisa, aconchego e organização.
Quando não há um ambiente próprio para se fazer um home-office, o jeito é improvisar um cantinho seja no quarto, um corredor, na sala, embaixo de escada, enfim, organizar um pequeno espaço para otimizar e criar seu pequeno escritório.


A primeira questão a se pensar é o espaço, às vezes até um pequeno espaço sobrando em um armário ou estante pode ser perfeito para colocar uma mesinha e a cabeça pra pensar.

Essa mesinha coube perfeitamente no espaço escolhido e a cor turquesa arrematou o charme.

Como a maioria trabalha no computador, o ideal é ter uma superfície firme para apoiá-lo, tendo a certeza de que a bancada/mesa não terá problemas caso haja necessidade de apoiar algo pesado nela. A partir daí, gaveteiros, prateleiras e caixas organizadoras podem ser pensadas para organizar demais coisas.

Não deixe o ambiente muito poluído, só coloque a vista o que realmente for usar, e lembre-se: menos é mais.

 Aposte em cores claras no mobiliário se quiser aumentar o espaço.

Tem espaço sobrando embaixo da escada? Aí está um local perfeito para seu home office, só não esqueça de colocar uma boa iluminação e se possível piso anti-ruído nos degraus da escada.


Até mesmo cavaletes e estantes podem servir de apoio para a base da mesa do homeoffivce. Objetos inusitados para utilizar como apoio são um charme a parte.

Leia mais