sábado, 31 de outubro de 2015

Aplicativos para amantes e profissionais da arquitetura e decoração

Deixe um comentário!
Hoje em dia existem aplicativos com diversas funções, que nos auxiliam no dia-a-dia nas mais diversas tarefas.
Querendo reformar, pintar um cômodo, colocar papel de parede, ou comprar móveis novos? Para isso, o ideal é sempre medir seu ambiente antes para não tem surpresas depois, e para quem está acostumado a utilizar trena é muito fácil, mas e quem não tem muita habilidade? Não se preocupe! Você pode medir seus ambientes apenas utilizando um app em seu celular! Sem ideias de como decorar um ambiente, seu celular pode te trazer algumas boas ideias. Precisando de ajuda na iluminação? Outro app te auxilia nessa função, e um outro descobre quando haverá sol naquele cômodo!
Normalmente muito fáceis de usar, com opções de criar uma "planta" do seu ambiente, hoje em dia existem diversos aplicativos que facilitam a vida dos profissionais e amantes de arquitetura:



MagicPlan
Um excelente aplicativo que mede os ambientes e cria a planta do local automaticamente, por meio das imagens capturadas pela câmera do seusmartphone ou tablet. É possível exportar os desenhos em formato PDF, JPG ou DXF. Sua utilização exige um pouco de prática, mas é extremamente útil para seu cotidiano.

Houzz
Esse aplicativo disponibiliza uma enorme base de dados de imagens para home design. Por meio dele, você tem acesso a milhares de fotos de ambientes internos e externos para se inspirar, além de poder procurar por cômodos específicos, móveis e estilos. Por fim, você pode criar um álbum com suas imagens preferidas para utilização em algum projeto. Também existe a versão Kids, para ambientes infantis.

Revoluz
Este é um ótimo aplicativo para cálculos de luz em cada ambiente.Utilizando a câmera de seu smartphone ou tablet, o Revoluz calcula a quantidade de luz necessária em cada cômodo, para que você possa projetar um ambiente com iluminação eficaz.


Sol Surveyor/Sun Seeker
Ambos os apps servem como localizador de sol, que informa onde o sol estará durante cada hora do dia, mesmo dentro de uma construção. Assim, antes da reforma, você planeja os ambientes, a posição dos móveis e a iluminação,para aproveitar ao máximo a luz solar.

My Measures
Também por meio da câmera, o My Measures capta e registra as dimensões de móveis, objetos e vãos. É muito mais prático que carregar fita métrica, lápis e papel em campo. Você ainda pode colocar legendas nas fotos,tornando as identificações mais claras ainda.

Sketchbook
Desenvolvido pela Autodesk, o Sketchbook permite que você faça esboços rápidos, sem precisar de lápis e papel. É semelhante a um caderno digital de croquis, permitindo que você esboce livremente e, depois, exporte seus desenhos.


Paper
Paper é um aplicativo que possibilita que o usuário rabisque, desenhe e manuscreva na tela do iPad (e somente na do iPad). Inspirado no moleskine, o caderninho com lombada costurada, o app tem sido considerado a melhor plataforma mobile destinada a desenhos.

Home Decorator
Permite fotografar o ambiente e em seguida testar as novas cores nas paredes e nos objetos com um toque.

Arquitecasa
O simulador Arquitecasa, em parceria com a revista Arquitetura & Construção (Ed. Abril), desenvolveu o Reforma Casa, um aplicativo gratuito (para plataformas iOS e Android) que estima o custo de sua reforma. Para isso, é preciso selecionar o ambiente a ser reformado, escolher o tipo de serviço que deseja executar e informar as metragens.


iHand Level/Nível
Quer checar se o quadro pendurado na parede está bem alinhado, mas não tem um prumo? Os aplicativos gratuitos iHand Level (para sistema iOS) e Nível (para sistema Android) quebram bem esse galho. 


Lembrando que esses aplicativos auxiliam muito no "faça você mesmo", mas não dispensam a ajuda de um profissional que é sempre bem-vindo para cuidar do que tanto batalhamos para conseguir. 

Beijos e um bom final de semana!
Leia mais

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Como ter um closet em um apartamento pequeno?

Deixe um comentário!
Boa tarde pessoal!
Com os apartamentos e imóveis cada vez menores, ter uma cama king size já é um desafio, imagina ter um closet? Uma realidade dos novos imóveis, porém com pouca disponibilidade, os closets acabam ficando no sonho e raramente saem do projeto. E o que é um closet? O closet é um ambiente normalmente integrado ao dormitório que serve como armário multi-uso. Seu diferencial é que ele fica aberto, não fechado com portas como o guarda-roupa, e o espaço é projetado para guardar os diferentes tipos de roupas, utensílios e caixas, com gaveteiros, espaços, cabideiros, etc.

Separei aqui alguns closets pequenos, alguns improvisados e outros não, dentro de ambientes pequenos. São boas ideias e muito charmosas que podemos aplicar em nosso projeto!














Algumas plantas de projetos com closets pequenos:






Leia mais

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sala de jantar integrada: como decorar?

Deixe um comentário!
A tendência de integrar vários ambientes em um só vem aumentando há um bom tempo. Menos paredes, menos espaço, mais visibilidade, luz, além de que as novas construções já vêm nesse modelo, integrando espaços, cada vez menores, o que trás muitas dúvidas na hora de decorar seu ambiente e saber como combinar tudo. Há muitas soluções para ajudar a trazer funcionalidade e mais visibilidade ao espaço, tornando ele aconchegante e preservando a divisão de cada espaço dentro de um só cômodo.
Separei aqui algumas ideias de salas de jantar integradas com sala de estar com diferentes funções, estilos e gostos.

Dividir os ambientes com iluminação ajuda muito, seja com sancas, pendentes ou sposts. Uma sala de jantar, geralmente pede um pendente, nesse acima, um bem moderno para combinar o restante da sala jovial.

Nos novos apartamentos pequenos, o ideal é aproveitar todo o espaço. Como não foi possível colocar mesa embutida na parede, a solução foi colocar a mesa de jantar tradicional, redonda, limitando a sala da cozinha americana.


Espelhos são sempre uma boa pedida para aumentar os espaços, seja na parede inteira, ou apenas na região da mesa de jantar.

Aqui a solução foi dividir o ambiente com auxílio do tapete, que limita a sala, e o pendente sobre a mesa de jantar embutida na parede, limitando a sala de jantar.

Utilizar tons marcantes iguais nas áreas da sala de estar e de jantar são uma boa pedida para dar sintonia ao ambiente.

Mais uma vez foi utilizado o espelho para dar amplitude no espaço.

Nesse ambiente decorado, as cores utilizadas foram bem clássivas, dando um ar bem leve para o apartamento, a divisão dos ambientes foi feita pelo revestimento de madeira e espelho na parede.

A mesa junto à bancada da cozinha deu mais uma funcionalidade: o anfitrião podendo cozinhar enquanto bate papo com os amigos à mesa.


Nesse pequeno ambiente, a mesa de jantar/copa teve de ser pequena, mesmo assim, delimitada por um tapete contemporâneo.

Este ambiente quis trazer mais visual e design, além de utilizar todos os espaços, projetando a mesa na horizontal no pequeno corredor.


Leia mais